domingo, 21 de novembro de 2010

Resiliência: você tem?

Resiliência, um termo que tem origem na Física, é uma propriedade da matéria de "acumular" (absorver) energia quando exigidos ou submetidos a estresse, sem ocorrer ruptura. Esta propriedade pode ser maior ou menor em alguns materiais. Por exemplo, a resiliência de uma "barra de borracha" é muito maior do que o de uma "barra de vidro"... 


Recentemente a Psicologia pegou esta palavra emprestada da Física para definir a capacidade das pessoas de lidarem com problemas, superarem obstáculos ou resistirem à pressão em situações adversas (choque, estresse, etc.) - sem entrar em "surto". Para ilustrar bem este significado, recomendo assistir ao vídeo breve da Gobelins Pictures(c)2007 - Oktapodi, logo abaixo. Ou pode acessá-lo direto no YouTube.


No ambiente profissional, atualmente, resiliência vem se tornando uma característica fundamental para profissionais que almejam galgar posições cada vez mais relevantes nas organizações. As empresas procuram profissionais que tenham a capacidade de superar os obstáculos, sem se abater, sem perder o rumo e a noção de prioridade, mesmo nas situações mais adversas. No dia-a-dia corporativo o que não falta são adversidades... Recentemente escrevi um post no site do MAnGve a respeito, que ilustra bem este tema, intitulado: "Algum jacaré já te mordeu hoje?". Talvez reedite este post aqui no Blog em breve.


De acordo com o pesquisador George Souza Barbosa (2006) apud BEDANI (2008)ao se analisar o contexto de resiliência deve-se levar em consideração sete fatores essenciais: 
  1. Administração das Emoções: a capacidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse; 
  2. Controle dos Impulsos: a capacidade de regular a intensidade de seus impulsos, procurando reagir de uma forma mais racional ao ambiente; 
  3. Empatia: a capacidade de compreender os estados psicológicos dos outros (emoções e sentimentos); 
  4. Otimismo: a crença de que as coisas podem mudar para melhor; 
  5. Análise do Ambiente: a capacidade de identificar as causas dos problemas e das adversidades presentes no ambiente; 
  6. Auto Eficácia: a convicção de ser eficaz, a crença de superar problemas; e, 
  7. Alcance de Pessoas: é a capacidade de se vincular a outras pessoas, sem receios e medo do fracasso. 


Resiliência também tem a ver com perseverança... Com a capacidade de nunca desistir, de acima de qualquer dificuldade, dar o melhor de si, controlar suas emoções, superar-se e vencer no final. Enfim, pode-se dizer que é uma habilidade essencial para diferenciar os que tentam e aqueles que realmente alcançam o sucesso. 


E aí?! Como anda a sua resiliência?


Think About... ;)

2 comentários:

  1. Muito bom o texto.

    É incrível como isso de certo modo passa despercebido no dia a dia dentro das empresas. Mas sem dúvida uma qualidade inestimável.

    ResponderExcluir
  2. excelente post.

    no atual cenário, onde a competitividade demanda reinvenção a cada momento sem perder o foco, considerando todas as variáveis de um ambiente em constante mudança, manter-se sereno é uma ótima forma de ficar distante dos hospitais.

    fraternal abraço, caro amigo

    Ricardo Baudel

    ResponderExcluir